Menu

Blog do Verissimo

É só mais um blog

JBoss EAP 6 / JBoss AS 7

Para entender melhor existem três nomes diferentes de versões JBOSS (Jboss AS, Jboss EAP e Wildfly).

Jboss AS (Jboss Aplication Server): Mantida por um grupo de desenvolvedores no formato de código aberto, sempre esteve mais atualizada que o Jboss EAP (versão comercial), esta versão tem como objetivo permitir uma maior agilidade na inclusão de novas funcionalidades e para se integrar com as novas versões de Java e Java EE.

Wildfly: Sucessor do Jboss AS, sua versão inicial foi a Wildfly 8, substituindo a versão anterior do Jboss AS 7. Em 2012 a RedHat atráves de uma pesquisa para o público resolveu alterar o nome da versão Jboss AS, o nome escolhido foi o Wildfly. Esta mudança de nome, segundo a companhia, representa uma nova fase do software, bem como o surgimento da próxima geração dos servidores de aplicação.

Jboss EAP (JBoss Enterprise Aplication Platform): Tem como principal objetivo ser um produto corporativo, com um ciclo longo de vida sem a adição de novas funcionalidades e com um suporte comercial da própria RedHat. Cada versão do Jboss EAP segue plenamente as especificações da versão equivalente do Java EE, por exemplo o Jboss EAP 6 segue plenamente as especificações do Java EE 6, já a Jboss EAP 7 segue as especificações do Java EE 7 e assim será por diante.

Em resumo o Jboss EAP 6 está para Jboss AS 7, assim como o Jboss EAP 7 está para o Wildfly 8.

Nesta série de artigos vamos priorizar falar sobre o Jboss EAP 6.

  1. Instalação do JBoss EAP 6

Deixe uma resposta